O programa de gerenciamento de riscos, também conhecido como PGR, se baseia em um conjunto de normas, procedimentos e instruções técnicas estruturadas e aplicáveis às atividades executadas nas dependências das empresas.
Possui como objetivo seu reconhecimento e a avaliação dos riscos ambientais, bem como o planejamento das ações prioritárias visando à eliminação ou, pelo menos, a redução destes riscos, além de procurar manter uma instalação operando dentro de padrões de segurança considerados toleráveis ao longo de sua vida
o PGR (programa de gerenciamento de riscos) precisa ser estruturado sob um escopo que contemple requisitos necessários que venham prevenir possíveis acidentes ambientais, contudo, caso ocorram, é necessário adotar os requisitos que apontam as ações para a minimização dos danos, ou seja, de seus impactos, a curto, médio e longo prazo.
Quando se há a existência de um ou mais riscos em um ambiente laboral, o processo a ser seguido em primeiro lugar é identificar esse risco, apontar, saber exatamente qual o risco que se trata.
Em segundo realizar uma avaliação criteriosa a respeito do mesmo, para assim poder ser tomada as atitudes corretas em relação ao risco e terceiro, se não for possível eliminá-lo, é necessário realizar o controle desse risco, ou seja, em momento algum, o risco existente torna-se uma ameaça sem controle ou monitoramento.
Conheça abaixo alguns requisitos importantes que o Programa de Gerenciamento de Risco deve possuir:
Método de tomada de decisão;
Estudo de análise de risco e PGR;
Termos de referência para elaboração de estudo de análise de risco;
Critérios de tolerabilidade;
Termos de referência para elaboração de PGR.
Se você está buscando por programa de gerenciamento de riscos realizado com qualidade e excelência, conte com a Layout Industrial! Uma empresa que possui o maior prazer em lhe atender e oferecer soluções objetivas no setor de consultoria para as mais variadas necessidades de cada cliente.