Programa de Gerenciamento de Riscos

O QUE É O PGR?

O Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR tem como objetivo centralizar as ações de prevenção e gerenciamento de riscos, tornando as práticas mais dinâmicas e eficazes.

Portanto é o conjunto de procedimentos, técnicas de gestão, métodos de avaliação, registros e controles de monitoramento e avaliação de riscos que devem ser seguidos e adotados pela empresa com o objetivo de prevenção de acidentes de trabalho nos canteiros de obras, contemplandos os riscos ocupacionais e suas respectivas medidas de prevenção.

É composto por duas áreas principais: inventário de riscos e plano de ações. O inventário é onde devem ser arquivadas todas as informações sobre os riscos envolvidos nas atividades da empresa, com detalhes sobre o ambiente de trabalho, os processos e as atividades realizadas. 

O PGR também precisa mostrar os perigos envolvidos, as fontes desses perigos, os riscos que eles trazem e quem são os trabalhadores afetados.

É importante destacar que o PGR está direcionado apenas para fins de prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais, e não deve ser usado para caracterização de atividades ou operações insalubre ou perigosas definidas na NR15 e NR16, para essas caracterização mantem se normalmente as obrigações do Laudo de Insalubridade e Periculosidade; também não deve ser usado para substituir o LTCAT previsto na Lei 8.213.

Resumidamente o programa de gerenciamento de riscos – PGR da nova NR01 tem como objetivo:

Evitar os riscos ocupacionais que possam ser originados no trabalho;

Identificar os perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde;

Avaliar os riscos ocupacionais indicando o nível de risco;

Classificar os riscos ocupacionais para determinar a necessidade de adoção de medidas de prevenção;

Implementar medidas de prevenção, de acordo com a classificação de risco e na ordem de prioridade estabelecida na norma

Acompanhar o controle dos riscos ocupacionais.

Fazem parte do programa de gerenciamento de riscos os seguintes itens:

Inventário de Riscos, com a identificação dos perigos e possíveis lesões ou agravos à saúde, definindo-se o nível de risco ocupacional com a gradação de riscos considerando a probabilidade e severidade.

Identificação das fontes ou circunstâncias;

Indicação do grupo de trabalhadores sujeitos aos riscos.

identificação dos perigos previsíveis relacionados ao trabalho que possam afetar a saúde e segurança no trabalho.

 Elaboração do e plano de ação.

Implementar medidas de prevenção, de acordo com a classificação de risco e na ordem de prioridade estabelecida na norma

Acompanhar o controle dos riscos ocupacionais.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.