NR-35 é a Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho, que rege trabalhos executados em alturas. Essa norma consiste em diversas orientações de segurança para que o trabalhador possa desempenhar suas funções sem correr riscos de queda, acidentes ou até mesmo óbito.
Para se enquadrar na NR-35, é necessário que o trabalho seja executado a uma altura de 2 metros ou mais em relação ao piso inferior. Portanto, qualquer trabalhador que esteja em altura superior a 2 metros, mesmo que dentro de um espaço fechado, como um prédio, também terá seu trabalho regido pela NR-35.
O chamado treinamento NR-35 é uma capacitação que visa preparar os colaboradores para exercer suas funções em alturas. Todo colaborador que trabalha acima de 2 metros de altura deve realizar este treinamento, sem exceções.
Veja abaixo uma lista de tópicos que são abordados nesse tipo de curso.
As normas e regulamentos da NR-35 são apresentados em sua totalidade, para que todos estejam cientes do que governa essa norma, quais são seus princípios e pontos mais importantes.
A análise de riscos é um módulo que ensina o colaborador a identificar, por meio de uma análise, quais os riscos que determinada função apresenta. Nem todos os trabalhos em altura apresentam os mesmos riscos. Um trabalho em altura interno, por exemplo, é muito diferente de um externo.
São abordados os riscos que provavelmente estarão presentes na maioria dos trabalhos em altura. O treinamento NR-35 também ensina como controlar a atividade para diminuir esses riscos e formas de prevenção.
Outro ponto abordado pelo treinamento NR-35 é referente às formas de prevenção, que são os sistemas, equipamentos e procedimentos. O trabalhador aprenderá com as melhores recomendações, sempre visando sua integridade.
Prevenção de acidentes significa prevenir todo e qualquer tipo de acidentes. No treinamento NR-35, essa prevenção é mais focada em trabalhos em altura, mas contempla boas práticas e cuidados a serem tomados para prevenir acidentes no geral.
Por fim, o colaborador aprende como agir em situações de emergência, nas mais diversas variações. A conduta em situações de emergência fecha o treinamento NR-35 com conhecimentos indispensáveis para manter a segurança mesmo sob as mais adversas situações.